domingo, 14 de agosto de 2011

Feliz Dia dos Pais by Adriboa


Ser Pai... É aquele que está ao nosso lado para nos levantar quando caímos, ensina quando erramos, nos puni mostrando que saímos da medida certa da conduta aceitável.

Ser Pai... É saber fazer o que for necessário mesmo quando não é compreendido. É aprender errando sabendo esperar a hora certa para falar e principalmente a hora de se calar.

Ser Pai... É contentar-se em ser um mero coadjuvante ficando às vezes no banco de reserva, mas jamais deixando de comparecer no momento em que sua presença ou sua correção for necessária.

Ser Pai... É acima de tudo, quando incompreendido fazer o que for necessário tendo a coragem de tolerar os erros alheios e seguir adiante mesmo diante da dura intolerância com seus próprios erros.

Ser Pai... É ter a coragem de seguir adiante mesmo diante de suas próprias fraquezas que sabe que terá que corrigir no próprio filho. É ser forte sabendo de tudo o que ele terá que enfrentar e compreender os erros, por saber ser ele portador das mesmas falhas.

Ser Pai... É aprender apesar de ser contestado no auge de sua lucidez, mas mesmo assim esperando ser compreendido. É se doar sem esperar por recompensas, mas ficar feliz caso e se elas chegarem.

Ser Pai... É saber que às vezes só aprendemos por nossas próprias experiências e, por isso, saber aguentar e administrar a dor ao ver um filho passando por sofrimentos necessários para forjar o seu caráter, protegendo-o de si mesmo sem que o percebam para, quem sabe algum dia, eles consigam encontrar, seguir e trilhar os seus próprios caminhos.

Ser Pai... É saber e calar. Fazer e aguardar. Dizer e não insistir. Olhar e dizer tudo com o olhar. Dosar e controlar.  Dirigir sem demonstrar.

Ser Pai... É ver dor, sofrimento, vicio, queda e injustiça, de um filho sabendo controlar-se para jamais transferir ao filho a dor verdadeira que lhe corrói a alma.

Ser Pai... É ser bom sem ser fraco. É não transferir ao filho suas imperfeições, seu lado fraco, omisso, desvalido e muitas vezes órfão, mas para isso ele tem que estar ciente de seus defeitos e de suas próprias limitações.

Ser Pai... É saber que mesmo estando ultrapassado lutar para renovar-se dia-a-dia. É compreender sem demonstrar e esperar o tempo certo para fazer a sua colheita. É saber trilhar o caminho da influência, não permitindo jamais dar voz a imposição!

Ser Pai... É saber ser um herói na conduta e na formação do caráter na infância, um exemplo de dignidade e correção na juventude e um amigo insubstituível e querido na idade adulta do filho.

Ser Pai... É atingir o máximo na angústia diante do maior silêncio. O máximo de convivência em meio à solidão. É colher a vitória sabendo que aquele a quem ajudou a crescer, já não necessita mais de sua ajuda ou dele para viver.

Ser Pai... É saber a hora certa de sair do palco e ir se apagando e se distanciando pouco a pouco do filho, à medida que sua personalidade for se firmando.

Ser Pai... É saber brincar, corrigir, ensinar, zangar-se sem que para isso perca a mão da tolerância. É formar sem modelar. Ajudar sem cobrar. Ensinar sem demonstrar. Sofrer sem contagiar. Amar sem receber.

Ser Pai... É anular-se na obra que realizou e ajudou a construir sorrindo sereno por saber ter feito tudo para tornar o filho independente, que sabe pensar e escolher por si só, deixando ele mesmo de ser importante ou mesmo necessário nessa nova trajetória na vida do filho.

Ser Pai... É aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão latente, mas não ter medo do ridículo de ir as lágrimas quando esses momentos pungentes chegarem.

Ser Pai... É ter consciência de que é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais, pois para se compreender a árdua tarefa que é ser um pai é necessário se ter filhos.

Ser Pai... É somente dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter do filho está em suas próprias mãos. É deixar fluir sabendo que o filho está em permanente reconstrução, e por isso precisa ser livre, pois liberdade é ter o direito de transformar-se.

Ser Pai... É ensinar que ser livre é mudar de opinião e seguir quem te corrige, pois o homem é livre enquanto pode pensar. É saber que só existe opção quando se existe informação.

Ser Pai... É ensinar que é melhor dizer a verdade do que Mentir. Saber do que Ignorar. Ser livre do que Depender. É ensinar que você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro de suas consequências.

Ser Pai... É principalmente deixar o filho consciente de que o homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência!

Ser Pai... Não é ser o progenitor.

Ser Pai... É assumir e cuidar com amor e carinho da vida de outrem, assumindo com isso a responsabilidade de sua educação e principalmente a missão de moldar o seu caráter, mesmo que esse não seja sangue do seu próprio sangue.

Ser Pai... É assumir a responsabilidade para tal quando aquele que deveria fazê-lo decidiu seguir adiante esquecendo de levar aquele que é sua responsabilidade, segundo as Leis dos Homens e principalmente nas Leis de Deus.

Ser Pai... É assumir essa responsabilidade mesmo que você seja a Mãe. Avô ou Avó. Tio ou Tia. Irmão ou Irmã. Padrinho ou Madrinha. Vizinho ou Vizinha. Desconhecido ou Desconhecida. Professor ou Professora...

Enfim... Feliz Dia dos Pais para você que assumiu a responsabilidade de formar o caráter de uma criança sendo ela nascida com os seus próprios genes ou simplesmente nascidas da profundeza sem fim do seu coração.
Adriana Pai é aquele que nos acompanha nos bons e nos maus momentos, ficando ao nosso lado nos corrigindo e nos incentivando, independente dos laços sanguíneos ou espirituais que nos unem. Feliz Dia dos Pais Boattini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário