quarta-feira, 20 de julho de 2011

Orgulho e Preconceito – JANE Oh que vida chata AUSTIN!


Entre os primórdios do final de 1700 e o início de 1800 e Bolinhas, numa zona rural pra lá do interior da Inglaterra com a numerosa população de 25 famílias está a cidade de Quem Vai Se Dar Melhor, nesse lugaras famílias vivem desesperadamente chafurdando na lama em busca de alguma fama.

Nessa pitoresca e adorável cidadezinha vive a família Buscapé, composta pelo patriarca Sr Permissivo que tudo vê nada faz e tudo permite; a matriarca apoplética Sra Sem Noção uma pessoa totalmente inconveniente e sem papas na língua que fala o que quer na hora mais inconveniente que quiser.

Nesse lar “perfeito” os Buscapé tiveram cinco Marias... Srta Maria Introspectiva, Srta Maria Bonita, Srta Maria Nerd, Srta Maria vai com as Outras e a Srta Maria Batalhão. A vida delas é sempre a mesmice de sempre... fofocas, fofocas e mais fofocas. 

Fofocas sobre as possíveis tramas que ocorrerão nos bailes vindouros; na ocasião do tal baile elas e toda a cidadezinha observam avidamente todos os pormenores sórdidos para posteriormente comentar tintin por tintin todos os detalhes minuciosos de tudo o que aconteceu nessa bendita ocasião.

Durante a ocorrência desse badalado baile, se algum Men gostar de alguma Maria só pode dançar com ela duas únicas danças, pois mais que isso é assédio sexual, durante os dois pra cá dois pra lá é que ele poderá trocar uma idéia pra saber se ela é ou não a Mina que se comprometerá com o felizes para sempre e mais um dia, só então ele poderá olhar pra cara do Dragão fazendo prospecção e o uso capião.

Essa é a única oportunidade que a Maria tem de levantar os olhos e botar reparo nos olhos do Mano quiçá quiser ter algum contato físico, como tocar nas mãos dela, ele só poderá fazê-lo através da dança.

Se algum desconhecido chegar à cidadezinha ninguém pode simplesmente se achegar a uma Dama ou a um Cavalheiro e se apresentar...

 —Nice to meet you, sou o Mano tal... sou a Mina tal e tenho a maior honra em conhecê-lo pra Nóis poder trocar uma idéia da hora com o Men! Nananinanão! 


É de péssimo tom tomar a iniciativa se apresentando ainda mais se você for de uma casta inferior, a única solução é o homem da casa fazer uma visita de cortesia ao Dito ocasionando oportunidade do Cujo retribuir a gentileza mais tarde fazendo também uma visita para o Dito vizinho. Caso não o retribua é uma ofensa das brabas.

Nessa época só assim é aceitável você ter um Tetê-à-Tête com um desconhecido, a não ser que você seja “Introducing” a ele por algum conhecido. (Agora entendi o bagúio do porque em inglês você não apresentar uma pessoa a outra, mas você a “Introduz” a outra)

Com tão poucos pretendentes que se prestem nessa “populosa” cidadezinha de ½ pataca, essa situação tão sem opção faz com que a Sra. Sem Noção, totalmente desesperada, apele aos deuses insanos e viaje na maionese com idéias mirabolantes de como desatolar da solteirice envergonhando todas as suas filhas já encalhadas.

Srta Maria Introspectiva é a mais velha e mais meiga das Marias, infelizmente também é a que está em situação mais periclitante de todas por ser “quase” uma Balzaquiana com seus fabulosos 23 anos de atolamento e, pra desgosto da família, ainda não apareceu ninguém que preze nessa cidade tão cheia de novidades para tirá-la do fundo desse poço tão encalhado.

Srta Maria Bonita é a mais articulada e mordaz das Marias e nada passa na família Buscapé sob o seu crivo sem que ela perceba, ela é o olho de Tandera aquele que tudo vê. Enquanto todos estão boiando e pescando ela já está deglutinando o peixe com teorias mirabolantes.

Srta Maria Nerd é a Maria mais bem informada intelectualmente por viver chafurdando nos livros, nada para ela é mais importante do que ficar enfiada em uma biblioteca aprendendo e aprimorando os seus conhecimentos. Para essa Maria tudo é motivo para se tirar um valor moral do ocorrido.

Srta Maria vai com as Outras vai sempre atrás da mais jovem, incontrolável e detestável de todas as Maria‘s a Srta Maria Batalhão, ou seja, pra essas duas neca di pitibiribas de estudar, pois seu esporte favorito é ficar babando fogosas o ovo e a linguiça dos Mens do Batalhão.

Essa rotina chata e monótona é quebrada quando chega à cidade o charmoso, rico e simpático Sr. Sem Opinião. Esse já era motivo suficiente para a Família Buscapé e a cidade inteira ficar em polvorosa, mais ele ainda trás a tira cola para esse cangaço o Sir Snob.

Inicialmente todos o acham muito mais bonito e rico que o Sr. Sem Opinião, mas em contrapartida o acham muito menos simpático e totalmente esnobe e antipático. Após o impacto inicial vêem que ele apesar de muito rico e bonito, portanto um alto candidato a marido é sumariamente descartado diante de tanto mau humor apesar de tanto dinheiro e glamour a seu dispor.

A Sra Sem Noção quando percebe o interesse do Sir Sem Opinião por sua encalacrada filha Srta Maria Introspectiva, sobe no balão das emoções ao ver que ela tem sérias chances de não ficar para titia nananinanão.

Pra dar uma ajudinha pro destino, ela praticamente joga a Srta Maria Introspectiva nos braços do moçoilo sem nem se preocupar com os traquejos sociais tão severos naquela época. Tudo em prol de desatolar a sua já encalhada filha, jogando-a sem dó nem piedade na tão polpuda conta bancárias regadas a muitas propriedades desse famoso, solteiro e cobiçado Mermão.

Logo de cara a Srta Maria Bonita até acha o  Sir Snob  atraente, mesmo ao ver que ele é ranzinza, introspectivo, chato e esnobe, mas perde todas as esperanças e completamente o tesão pelo Men ao ouvi-lo comentar...

—Essa Maria nem é tão Bonita ou charmosa assim!

Apesar de tantas propriedades, nobreza e fortuna... Phodeu pois pra ela ele morreeeeeu, ela o descarta sumariamente de sua vida e ainda o manda ver se ela está rodando bolsinha lá na esquina do pasto!

Pra engrossar ainda mais esse caldo chega à cidade o primo distante e futuro depositário fiel de toda a fortuna da família Buscapé o Sir Baba Ovo. Ele é o herdeiro oficial do Sir Permissivo por ele não ter tido nenhum filho, consegue sem muito esforço ser o maior Baba Ovo da story. Pra se ter uma idéia de como o Men é puxa saco ao se despedir de qualquer um ele diz...

—Saúde, caso eu não esteja aqui quando você espirar!

Ele, querendo deixar a condição de solteiro pra poder botar mais rapidamente as mãos em todo esse espólio que um dia será seu de direito assim que seu tio Buscapé bater as botas, informa que a sua casa é hiper super mega máster bonita e confortável.

Informa ainda que tem “O” emprego de Pastor Baba Ovo perfeito da comunidade e portanto “O” emprego dos Sonhos. Ele, segundo os seus preceitos distorcidos de Babar Ovo, faz uma proposta indecente e totalmente maravilhosa segundo sua obtusa e tacanha opinião a Srta Maria Bonita lhe dando o privilégio irrefutável de ser a sua futura Moglie

 Esta achando que é melhor catar coquinho no asfalto embaixo de um sol causticante do meio dia a viver sob o mesmo teto com esse puxa saco do Caráglio, o manda caçar uma otária com ouvidos de penico em outras bandas.

Este não querendo voltar de mãos vazias para a sua cidadezinha hiper super mega master chata com o rabo entre as pernas, propõe três dias depois matrimônio a Srta Vai ficar pra Titia, que é melhor amiga da Srta Maria Bonita. O desespero da Mina que conta com incríveis e velhos 27 anos é tanto que ela agradecida aceita o pedido de ter uma vida tão cheia e reprimida.

De repente não mais que de repente o  Sir Snob, que não achava a Srta Maria Bonita tão bonita assim no início da story, cai de amores fervorosos por ela e tenta de tudo quanto é jeito conquistar essa Mina, pra ele ela agora é uma Maria pra lá de linnnda.

Ela que não pode nem ver as fuças do rei do cangaço quanto mais ter um Tetê-a-Tetê com ele o rechaça sem dó nem piedade, nem se importa por ele vir acompanhado de tanta riqueza cheio de valiosas terras e com imensa nobreza.

Pra engrossar ainda mais o caldo, surge o Sir Bela Viola que logo de cara todos pagam o maior pau pro cara de tão bonito, charmoso, jeitoso e dengoso que é, mais ao botarem reparo e ao conhecê-lo melhor em seus pormenores, ela verifica que por fora ele é Bela Viola mais por dentro é Pão Bolorento e Lazareeento.

Ele joga lábia em cima de toda a família Buscapé e de todo o pessoal da cercania principalmente em cima da Srta Maria Bonita, o fato de saber que ele é inimigo mortal do  Sir Snob o fato o torna ainda mais atraente aos seus olhos, sem ainda saber a qualidade de pão bolorento que esse Desgracento é.

Este ao ver que ela não quer nada com ele dá nó pé com a inconseqüente e detestável Maria Batalhão deixando todos horrorizados e com o cabelo em pé, mas é lógico que a Sra Sem Noção acha tudo noooormaaal apesar da falta gravíssima no traquejo social dessa sociedade quase medieval.

Aconselho as Mermãs que vivem se dizendo loucas pra tomar um expresso que as leve direto no túnel do tempo para 1800 e bolinhas com espadões tudibom que Seal phodem as Minas di Pé, di Lado, di Quatro, em cima, embaixo em tudo quanto é buraco. Leiam com muita atenção esse livrinho antes de embarcar nessa furada, senão as Mermãs vão cair direitinho desse cavalo!

Nessa story confesso que a Adriana custou pra chegar às páginas de três dígitos, nada acontece e ninguém Seal Phôde quiçá uma bitoquinha nas suas mais de 600 páginas, mas isso não deixa o livro menos atrativo para a Boattini.

 O “pobrema” é a falta de emoção nesse dia a dia real ilustrado tão fielmente pela Jane vida chata Austen, acredito que essa é a realidade fidedigna do que realmente acontecia nesse época tão sem atrativos, chata e lazarenta.

No final das contas o  Sir Snob mostra pra que veio e se torna bem bonitinho ao demonstrar todo o sacrifício e suplicio pra arrebatar de vez o coração da Srta Maria Bonita

Ele com seu meigo bem querer conquista o amor incondicional e indomável dessa questionadora Maria. E viveram felizes para sempre nessa boring vida, porém morando numa das inúmeras propriedades luxuosas tendo uma vida quase milionária.

By the way a Sra Sem Noção quase enfarta de tanta felicidade ao desencalacrar quase simutaneamente, três filhas das suas cinco Marias. Zuzu...Bem que duas se casaram com nobres ricaços e uma com o pior dos bagaço!

Confesso que se Nóis vivesse nessa fita, a Adriana já teria mudado o curso do rio, pintado as manchas das vacas, feito depilação nos porcos e manicure nos cavalos de tanta ociosidade e falta do que fazer. Em uma semana confesso que teria uma sincope ocasionado por um AVC agudo do miocárdio e a Boattini  acordaria mortinha da Silva de tanto Tédio Men!

Gabby Mermã, obrigada por colocar Nóis a par de todo o babado que rolava na “real life” dos primórdios de 1800 e bolinhas. A Jane vida chata Austen realmente viveu nessa época tão cheio de Orgulho e Preconceito, diferentemente dessas autoras drogadas, cheiradoras compulsivas de Cú...Éeeeca suja de Men!


eBook... http://www.mediafire.com/?nibfsll6w0hs64n

4 comentários:

  1. Sensacional!!!! Acho que nunca vou lembrar de Orgulho e Preconceito sem a sua resenha me vir a memória. Huahuahuahua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia...
      Depois de ler esse livrinho, que parece ser fidedigno com a dura realidade boring da época, pensarei duas vezes antes de me aventurar a atravessar um portal rumo a 1800 e bolinhas!
      Nem phodendo eu quero estar a par de toda essa chatice crõnica e cansativa! Pota Nóis fora dessa fita Men!

      Excluir
    2. Coitada da Jane Austen, lutou tanto para conseguir lançar os seus livros.

      Excluir
    3. Anônimo...
      Realmente nessa época não só a vida era chata como as coisas também eram muito difíceis. Imagina uma mulher em pleno 1800 e bolinhas lançando um livro? Deveria ser um verdadeiro escândalo!

      Excluir