terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Jane Harvey-Berrick - Série Traveling - 4 livros


Mariposa é uma adoravel e sonhadora garotinha que mora numa cidadezinha perdida nos confins do Tio Sam. Diante de tanto anseio pede aos pais, como presente de aniversário de 10 anos, um dia no circo q,ue está chegando pela primeira vez à cidade.

Seus pais são cidadãos provincianos e retrógrados, eles acham estranho o desejo da filha, pois acreditam na má índole, falta de caráter e imoralidade do povo circense, além do que seria uma perda de tempo gastar tanto dinheiro com esse show mambembe. Seu pai é um hipócrita carrasco moralista de marca maior e sua mãe uma esposa subserviente que nunca questiona os mandos e desmandos do marido, mas não resiste diante dos olhinhos brilhantes de sua sonhadora filhinha. 


Mariposa saltita emocionada a espera do tão sonhado presente de aniversário. Encantada com tantas atrações, logo de cara conhece Arlindo Orlando, um menino circense da mesma idade que acaba de chegar à pequena e pacata cidade de Miracema do Norte. O Circo só ficará por duas semanas, mas não precisa muito pra logo sio cuore pulsar de emoção e eles se tornarem inseparáveis e melhores amigos ao infinito e amém. 

Arlindo Orlando é nascido e criado no circo, aliás sua família é uma das mais antigas e tradicionais fundadoras dessa trupe. Ele é um espetáculo a parte. Sabe fazer inúmeras atrações com maestria apesar de tão tenra idade. É uma alma livre, leve e solta e, apesar de ter apenas 10 anos, é muito sofrido e tem uma estória se vida conturbada. Ele não teve muitas demonstrações de carinho e afeto ao longo da sua curta vida, pois foi criado por seu austero e exigente avô. 

Antes ela tinha uma vidinha pacata, controlada e sem graça e, após esse primeiro encontro, se transforma numa Mariposa Apaixonada de Guadalupe. Eles não se desgrudam pra desespero de seus pais que o considera Gentalha. Esses dois corações solitários se completam e estão a dois passos do paraíso! 

Infelizmente após duas semanas de muita sintonia, amizade sincera e aprendizagem, ele volta pra estrada de faróis baixos, parachoque duro. Com o coração na mão, Mariposa Apaixonada de Guadalupe sabe que terá que esperar mais 50 semanas pelo retorno do seu querido idolatrado salve salve melhor amigo Arlindo Orlando. 

Ele não vê a hora de retornar, pois não aguenta mais vê-la tão triste assim e pensa angustiado.. "Longe de casa há mais de 50 semanas. Milhas e milhas distante do meu amor. Será que ela está me esperando, eu fico aqui sonhando. Voando alto, perto do céu!"

Não esperava muito desse livrinho, confesso que fui surpreendida, pois é um love story entre um Romeu Circense e uma Julieta Aldeã. Tão jovens e já se reconhecerm como alma gêmea. O livte versus A controlada. O destemido versus A sonhadora. A paixão versus O amor. O sonho versus A realidade! O soul versus mate! 
Muitas vezes me peguei angustiada com seu sofrimento e mazelas. Torci muito pela felicidade dos dois, desejei do fundo do mio cuore um felizes para sempre e mais um dia até que a morte os separe forever and ever pra esse casal sagrado do Caraaaglio! 

Lembrei muito da minha infância, quando meu pai nos levava ao Circo Orlando Orfei. Hoje quando falamos de circo logo vem a mente o "Cirque du Soleil" com toda a sua pompa, garbo e elegância, mas não é esse o caso, pois nesse "Circo di Papel" só há o árduo e estenuante trabalho diário que muitas vezes nem dá pra comer e mal consegue pagar as contas no final do mês. 

O Circo nos trás sentimentos de liberdade, ousadia e nos incentiva a sermos destemidos. Esse livrinho me mostrou um lado que nunca tinha imaginado. O quanto esses artistas são menosprezados, sofrem bullying e são marginalizados por serem diferentes e por não agirem de acordo com as regras da sociedade. 

Descobri que o Circo é uma grande família, cujos laços que os unem são regidos pelos laços do coração. O sentimento singelo de quem é considerado esquisito, mas encontra consolo e companheirismo naqueles que são semelhantes pelo coração e que respeitam as diferenças, sejam elas quais forem. Descobri que no Circo todos têm valor, todos têm uma segunda chance! 

Essa estória é um espetáculo de sentimentos puros, pois nem mesmo a intriga, o preconceito, às diferenças ou o medo do desconhecido fazem com que Mariposa Apaixonada de Guadalupe deixe de ser amiga e amar Arlindo Orlando no fundo do sio cuore, apesar de todo preconceito e as adversidades. 

Tem vários personagens coadjuvantes que trazem um arco-íris de emoções, amizade, lealdade e sofrimento pra essa estorinha. Há Zangado, o macaquinho Tico e o Teco, o Louro José e tantos outros singelos e queridos personagens que vão me deixar saudades e muita nostalgia. 

Nessa estorinha Mariposa Apaixonada de Guadalupe sofre muito pra poder ficar com seu amor Arlindo Orlando. E ele tem que galgar os caminhos das pedras pra poder ficar com ela. No fim eles protagonizam um amor ao infinito e além! 

O livro 1 é a estória da infância de ambos até a adolescência. Já o 2 é a continuação da vida adulta, sempre entremeando a vida dos outros moradores do Circo. Arlindo Orlando tem mais dois companheiros sofridos que são agregados a essa trupe, juntos fazem um ousado e arriscado espetáculo tipo "Globo da Morte". O livro 3 e 4 são desses companheiros, mas há outros casais na trama. Confesso que o último achei meio sem noção, mas nada que quebre o clima da série. Gostaria que houvesse outro livro pra dar continuidade à série, mas não há. 

A Adriana já está com saudades, antes eu  sofria pelas parcas duas semanas que eles tinham pra curtir esse amor platônico, ao fim das duas semanas a Boattini sabia que tinha que esperar mais 50 semanas para eles se reencontrarem. Felizmente o Happy End chegou. Essa série é uma graça, bem bonitinha, singela e inesquecível! 

BLITZ... A dois passos do paraíso!

Livros 2, 3 e 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário