quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Feliz Dia das Crianças by Adriboa


Confesso que a cada dia a Adriana aprende uma coisa diferente com uma criança, para expressar tal sentimento a Boattini resolveu, como sempre, se apropriar da "voz" de alguns grandes pensadores para expressar tal sentimento...
 
Só é possível ensinar uma criança a amar amando-a (1), por isso, guie uma criança pelo caminho que ela deve seguir e guie-se por ela de vez em quando (2).

Nesta vida pode se aprender três coisas com uma criança... Estar sempre alegre... Nunca ficar inativo... Chorar com força por tudo aquilo que se quer conquistar (3). O único hábito que se deve permitir a uma criança é o de não adquirir nenhum (4), nunca ameace uma criança... a castigue ou a perdoe (5).

O homem chega à sua maturidade quando encara a vida com a mesma seriedade que uma criança encara uma brincadeira (6). Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver (7).

Uma criança cega de nascença, só sabe de sua cegueira se alguém lhe contar (8), por isso, segure a mão da criança que há dentro de você. Para ela, nada é impossível (9).

Cada criança ao nascer nos trás a mensagem de que Deus não perdeu as esperanças nos homens (10). Tente não fazer nada na vida que envergonhasse a criança que você já foi (11).

Mais um ano longe de ser criança? Isso não me parece ser o mesmo que crescer (13). Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser (12).

Quando pequeno tinha que me calar à mesa, só as pessoas grandes falavam. Agora, depois de adulto, tenho de ficar calado para as crianças falarem (14).

Não eduque as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possa observar melhor qual a disposição natural de cada um (16).

De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças? (17) A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes (15).

Não é a relação da criança com a mãe que é central ou sua relação com o pai, mas sim sua relação com o relacionamento deles (34). As palavras da criança na rua são aquelas aprendidas com o pai e com a mãe (5). Aquele que sabe muito e que não é capaz de conter a língua é como uma criança armada com uma faca (18).

A palavra sábia é aquela que dita a uma criança é sempre compreendida sem a necessidade de explicações (20). A criança não sabe o que é um martelo até confundir o dedo com um prego (8). Não dê ouvidos a ninguém, exceto à criança interior que há dentro de você (21), pois Toda criança é um artista, o problema é como manter-se artista depois que ele cresce (22).

O tempo tenta sequestrar meu sorriso, mas resisto como uma criança com medo da mãe ao ralar o joelho. Engulo o choro, para não doer mais (23). Pois Ninguém guarda melhor um segredo que uma criança (19).

Quando uma criança não gosta de você, ela lhe diz isso, mas os adultos fingem e assumem falsas atitudes. Ah, se o mundo pudesse ser cheio de crianças! (24) .

Toda criança é um anjo, pena que suas asas diminuem a medida em que suas pernas crescem (25). Fiz mal em envelhecer. Foi uma pena. Eu era tão feliz quando criança (26). Somente a curiosidade não envelhece conosco e fica sempre criança (27).

As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade (28). Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade (28).

Não devemos explicar nada a uma criança é preciso maravilhá-la. Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser (37).

Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo (7).

A criança que fui chora na estrada. Deixei-a ali quando vim ser quem sou. Mas hoje, vendo que o que sou é nada. Quero buscar quem fui e onde ela ficou (29). Cada criança que nasce é uma prova de que Deus ainda não perdeu as esperanças em relação á humanidade. (10).

Queria voltar a ser criança, porque os joelhos ralados curam bem mais rápidos que os corações partidos (30). Quando você é criança você é tão ingênuo a ponto de achar que ser adulto é uma coisa legal. O grande homem é aquele que não perde o coração de criança (31).

Temos que ser criança pra sonhar, adolescente pra arriscar, adulto pra colocar os pés no chão, maduros o suficiente pra saber dosar tudo isso (35). Quando eu era criança pensava que crescer fosse apenas ser grande (36).

Percebi que a inteligência da criança observa amando e não com indiferença, é isso que faz com que ela veja o invisível (32). Queria ser uma criança, que ama sem desconfiar de nada, sem saber de nada, sem querer saber de nada. Ama porque ama e porque ama é feliz (33).

Adriana descobriu que podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida Boattini é quando os homens têm medo da luz (16).

Feliz Dia para aquela Criança que ainda habita dentro de você, mesmo que ela esteja num cantinho menosprezado e bem esquecido!

(1) Goethe (2) Josh Billings (3) Paulo Leminski (4)      Jean Jacques Rousseau (5) Textos Judaicos (6) Friedrich Nietzsche (7) August Cury (8) Stephen King (9) Paulo Coelho (10) Rabindranath Tagore (11) José Saramago (12) Jean Piaget (13) Richard Bach (14) Mario Quintana (15) Oscar Wilde (16) Platão (17) Ernest Hemingway (18) Calimaco (19) Victor Hugo (20) Miguel Unamuno (21) Amy Winehouse (22) Picasso (23) Clarice Lispector (24) Michael Jackson (25) Provérbio Francês (26) Antoine Saint-Exupéry (27)  Emanuel Wertheimer (28) Lev Vygotsky (29) Fernando Pessoa (30) São Marcos (31) Mêncio (32) Maria Montessori (33) Kléber Novartes (34) Whitaker (35) Andreza Filizzola (36) Cristiane Galvão (37) Louis Pasteur... UFA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário