segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Parabéns Professores desse Brasil Varonil 2012 by Adriboa

Ser Professor em pleno século XXI é acima de tudo ser cuidador, psicólogo, advogado, promotor, juiz, psicanalista, enfermeira, médico, pai, mãe, tia, avó... Afê! Enfim ao final de tudo isso se ainda der e sobrar tempo... Ser Professor, principalmente um mediador!

Deveríamos ensinar a ciência a qual temos qualificações acadêmicas, transmitindo de maneira clara e objetiva a matéria da melhor maneira possível para o entendimento e compreensão do aluno. Segundo Platão na sua obra "A República"... "Professor é uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que TODAS as demais dependem dela."


A responsabilidade de ser Professor é tão grande que estão nos culpando pelas mazelas as quais passam a educação brasileira, mas ao mesmo tempo nos é tirado o livre arbítrio e a liberdade de cátedra de administrar a melhor maneira de apresentar o conteúdo, uma vez que cada aluno é único e apresenta uma necessidade ou um conhecimento específico, nosso objetivo primordial deveria ser fazê-lo atingir a máxima do saber.

Infelizmente nos é impedido até mesmo de cobrar do aluno que ele faça a "Lição de Casa" com os exercícios necessários para a fixação do conteúdo, uma vez que é público e notório que na sala de aula o aluno compreende, mas ao fazer exercícios de fixação ele entende e fixa esse novo aprendizado. Se não o faz como ele irá lembrá-lo daqui a dois meses quiçá alguns anos?

Toda a responsabilidade do insucesso da Educação é colocada nas costas do Professor, mas não nos cabe a liberdade do ensinar, mesmo sabendo que as atividades da sala de aula varia de professor para professor. O estilo de cada um depende da sua personalidade e é diretamente proporcional ao modo como ele conduz a classe. Então vos pergunto... Diante de tantas diferenças como podemos massificar o ensino? O conhecimento deveria ser o processo pelo qual o homem tem a possibilidade de interferir na natureza, a transformando e adaptando as suas necessidades!

Outro dia ouvi de um colega uma estória (da carochinha) que viu acontecer com outro colega (é tão irreal que custei a acreditar que fosse verdade). Ao ver que repetidamente um aluno furtava objetos em sala de aula, o Professor levou o caso ao conhecimento do Diretor solicitando uma providência. Diante do exposto o mesmo perguntou se ele era ciente que poderia receber um processo por estar comunicando e, por conseguinte, constrangendo o tal aluno ao divulgar o seu delito. No alto do seu tijolinho (de folha de sulfite) de autoridade ainda perguntou... O que? O que? O que exatamente você está fazendo (pedagogicamente) para mudar essa dura realidade?

A "Inclusão" está cada vez mais "excluindo" alunos com necessidades especiais, pois não é dada a ele (aluno) nenhum outro tipo de acompanhamento por parte da sociedade, onde muitas vezes o tratamento psicológico, médico ou ocupacional seria fundamental para o resultado e a melhora da inserção desse aluno na sociedade. Muitas vezes ouvimos que "ele está aqui apenas para socializar", por isso faça vistas grossas Professor! Me diga... Isso é "inclusão"?

Graças a muitos professores batalhadores que muitas vezes custeiam as atividades dadas em sala de aula, ou seja, eles "pagam" para trabalhar e ainda "arranjam" um jeito, em meio a tanto burburinho, de dar uma atenção especial a cada um dos seus 40 alunos. 

Mais do que aumentar o salário do professor a sociedade tem que devolver aos pais a responsabilidade do conhecimento dos filhos bem como o seu comportamento e comprometimento com o saber! Será que eles estão preparados para sustentar os filhos? Nas atuais circunstâncias tem que se preocupar pois irão sustentar aos netos! Bem como cabe a Sociedade a responsabilidade e o dever de nos amparar nos dando uma diretriz e um norte a seguir.

Que Deus nos abençoe e ilumine com sabedoria, paciência e muita luz para encarar esse mundo que caminha cada vez mais para a escuridão do saber. Está ficando cada vez mais comum e trivial ouvir que o aluno está indo para a 5 série lendo toscamente, isso quando alguns ainda não dizem que o aluno ainda nem reconhece algumas "letrinhas"!

Muitos Professores estão fazendo parte do grupo de risco. Além de trabalhar com salários ínfimos, em condições precárias e em alguns casos até sub humanas, muitas vezes sofrem violência por parte do aluno e agora, por incrível que pareça, também estão sofrendo abuso e estão apanhando dos pais. Há cada vez mais Professores com algum tipo de problema psiquiátrico e a grande maioria, devido a esses ataques insanos, estão com síndrome do pânico. 

Como diz um professor amigo meu... Em qual profissão todos metem o bedelho com "conhecimento" de causa, nos enfiando goela abaixo a sua teoria do que é certo ou errado nos dizendo o que se deve ou não fazer, sem nem ao menos ter algum tipo de preparo ou conhecimento específico (pedagógico) da nossa dura e massacrante realidade?

Só tenho a agradecer, pois graças a Deus a Adriana foi premiada com alunos capazes de mudar o seu mundo com alegria, solidariedade, respeito e muito carinho! Claro que de vez em quando tropeço e levo um tombo no decorrer do caminhar, mas esses são fatos raros. Todos os dias a Boattini é abençoada por um gesto de carinho tão cheio de "estrelinhas" por parte dos seus aluninhos!

Se hoje a Adriana é uma boa professora, isso se deve aos alunos maravilhosos que passaram e que ainda estão na vida da Professora Boattini! 

"Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si" já dizia Galileu Galileu. O que me fez lembrar Albert Einstein... "O melhor agradecimento (para o Professor) é a felicidade daquele a quem se fez bem."

O Professor para não ficar tão frustado diante dos insucessos e infortúnios que muitas vezes acomete o seu dia, devemos lembrar (como a um mantra) diante do impossível a máxima de Aristófanes... Adriana "Não se pode ensinar um caranguejo a caminhar para a frente!" Boattini.

2 comentários:

  1. Querida Adriboa, tudo bem?Os professores atualmente encontram-se em uma verdadeira "situação de penúria", já que não podem educar, não podem reclamar e tampouco "punir" o mau aluno!Uma amiga minha que é professora flagrou um aluno de 9 anos acessando site porn no celular!Reclamou e sabe o que o carinha falou?_O celular é meu e eu vejo o que quiser!_O pai foi chamado e ficou bravo porque -Estão perseguindo o meu filho!_Depois eles não sabem como os filhos lindos deles viram delinqüentes!
    Para os professores sobram stress,baixos salários e burnout!A minha amiga anda bem desanimada!Mas, com 2 filhos para criar e um ex que vez por outra atrasa pensão, não tem outra opção a não ser "ajustar-se" ao sistema!(E desajustar-se internamente!)Deste jeito, não há como o Brasil virar um país Oh!Que Delícia Man!
    Beijão!Adriboa!!

    ResponderExcluir
  2. Lady Vanish... Atualmente não nos chamam mais de Professor, sociedade nos intitulado como Educador. Passamos a dar conta não só do conteúdo didático, quando devemos suprir as falhas (que não nos cabe)da educação familiar! É a treva Men!

    ResponderExcluir