domingo, 12 de agosto de 2012

Feliz Dia dos Pais 2012 by Adriboa

Pai... Aquele a quem temos o primeiro contato. Nos levanta quando caímos. Limpa nossos joelhos quando nos machucamos. Nos corrige quando desviamos do caminho. Limpa nossas lágrimas quando nos machucamos. Nos acha quando nos perdemos. Nos dá a mão quando nos sentimos perdidos.

Pai... Aquele que nos dá o rumo para que ao longo da vida tenhamos o prumo para seguir em frente, mesmo quando estamos machucados, desolados, desiludidos ou perdidos. 

Pai... Alguém tão insubstituível que, quando falta, faz um rombo imenso no cuore do seu filho, pois destrói as esperanças da família, muitas vezes como consequência de suas ações (ou a falta delas), acaba deformando e deteriorando o caráter em formação em construção do filho.

Educação é o que de melhor um Pai pode deixar para o seu filho, proclama os sábios Textos Islâmicos. Segundo Gandhi mais sábio é aquele que deixa seu filho cometer seus próprios erros.

Muitos Pais se consideram coadjuvantes na criação do filho, mas sua importância é tão vital e essencial a formação do caráter do filho, Textos Judaicos dizem que as palavras de uma criança na rua nada mais são do que o reflexo das palavras proferidas pelos pais dentro de casa.

Infelizmente muitos se enquadram na posição de pai apenas por seu nome constar na certidão de nascimento do filho. Esquecem que o mais importante é participar ativamente na construção do caráter desse ser que é de sua responsabilidade, porque depois que houver a deficiência e a má formação na índole e nas prioridades do filho, dificilmente alguém conseguirá corrigi-lo, ai será tarde demais para chorar sobre o leite derramado.

Já vi casais extremamente unidos e amorosos que quando o casamento chega ao fim e acaba, o marido acha que cuidar e velar pelo filho, essa parte já não lhe cabe mais nesse latifúndio. Considera que a partir de agora terá uma ex mulher e se esquece que não há ex filhos, por agirem como se esses não fizessem mais parte de suas prioridades muito menos tem importância em sua vida.

Em contrapartida no rol seleto de minhas preciosas amizades, tenho a graça de conhecer pais amorosos e dedicados que mesmo depois da separação lutam pelo direito de ver, conviver e participar ativamente na vida de seus filhos.

Conheço ainda pais do coração extremamente dedicados que tratam seus filhos com carinho infinito, repleto de amor e respeito. São a dedicação em pessoa, coisa que muitas vezes o próprio pai esquece e não importa mais com o bem estar e a felicidade do filho.

A Adriana dedica esse Dia dos Pais, não aqueles cujos nomes constam na certidão de nascimento do filho. Nananinanão. A Boattini deseja um dia glorioso a todos aqueles que ao imaginarem o filho que querem ter, imaginam (e praticam) o pai que devem ser.

Todos os Pais que foram verdadeiros e dedicados a seus filho, que eles possam ouvir no final da vida de seus filhos... Meu pai me levou em seus braços quando criança, chegou o momento de eu leva-lo". Para a Adriana não basta ser pai, tem que participar da vida da Boattini!

Um dos melhores exemplos de Pai, é quando esse vive em busca de encontrar uma forma de fazer e tornar o filho feliz. Alexandro é o símbolo do que é ser um pai dedicado e presente na vida do filho Felipe.

Devido a complicações no parto Felipe nasceu com paralisia motora, hoje na 7 série seu grande sonho é jogar futebol, o pai querendo transformar o sonho do filho em realidade inventou um bota "siamesa" para que o filho pudesse junto e através dele, jogar futebol.

Adriana se todos os pais tivessem o empenho e a dedicação de Alessandro, acho que não teríamos tantas crianças abandonadas e largadas por ai afora Boattini.

2 comentários:

  1. Querida Adriboa,O meu relacionamento com meu pai sempre foi meio complicado,por causa da diferença de idade e de mentalidade pricipalmente!Quando eu nasci, meu pai tinha quase 60 e minha mãe 21!Ele sempre foi muito ciumento e autoritário, mas era uma boa pessoa!Amava a mim e a mammy da maneira dele,nos prendendo e sufocando demais,mas nos amava!!Todas as nossa "pontas soltas" se ataram, quando ele, em janeiro de 2000,teve o derrame que acabou levando-o de nós!Aquele homem tão duro e tão forte, acabou virando um bebê, ao qual, eu e a mammy, dáva-mos mingal e papinha,trocáva-mos seus fraldões e administráva-mos os remédios que o Dr receitava!O que não tivemos de proximidade em 25 anos,tivemos nos três meses em que ele ainda viveu!Lembro,que depois de cuidar dele, nós 3 ficáva-mos no quarto,assistindo tv ou eu contava histórias ou mesmo cantava, pra ele dormir!Estas serão sempre as lembranças que terei do meu pai!Os momentos que,apesar de crus e melancólicos,foram tão importantes pra mim!Feliz Dia dos Pais Adriboa!Se vc tem a sorte de tê-lo vivo(e próximo!)aproveite para dizer que o ama,que sente sua falta!Presente no dia é bom!Mas, o amor mútuo durante o resto do ano é muito melhor!Eu e a mammy até hoje, no Dia dos Pais e em outras datas importantes, acendemos 2 velinhas aos pés da imagem da Virgem Maria e pedimos que ela ilumine os espíritos dos nossos pais,(meu e dela) que eles encontrem a paz que não tiveram em vida e que Papai do céu lhes conceda o perdão de seus pecados e a benção da vida eterna!A morte simplesmente não é o fim, para aqueles que se querem bem!Beijos Adriboa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadége...
      Pai e Mãe são para nós seres acima de qualquer suspeita, desde cedo aprendemos que eles são os únicos seres no universo capazes de nos amar apesar dos nossos defeitos, nosso caminhar cheio de erros, falhas e de imperfeições, pois nos amam incondicionalmente (pelo menos é isso que dizem nos Contos di Fadas).
      Devido a todo o exposto nunca, jamais, never more esperamos que eles um dia irão nos abandonar, decepcionar, nos relegar a um segundo plano por sempre achar (e a mídia e Freud divulgar) que nossas necessidades são suas prioridades.
      Quando vejo pais tão dedicados e que colocam a felicidade do filho acima da própria felicidade, imediatamente penso... Que filhos sortudos são os seus filhos Men!
      A todos aqueles que se auto intitulam pais, mas que na hora de escolher entre o bem estar e a felicidade do filho escolhem o prazer efêmero, vos digo...
      Mermão você não é Pai, você é um mero Progenitor Paraguayo di Pai. Mano você nunca será "o" Cara na vida do seu filho!
      Lembro do meu tempo de cursinho, quando um dos meus colegas disse ao professor... Queria que o Senhor fosse meu Pai! No que prontamente ele respondeu...
      Se você quer saber como eu sou como pai pergunte primeiro aos meus filhos, não há ninguém melhor do que eles para falar como eu desempenho esse papel em suas vidas!
      Sempre que vejo alguém falar que aquele senhorzinho velhinho e de cabelos tão branquinhos está abandonado e tão sozinho, pois foi largado pelos filhos a Adriana lembra de alguém lhe dizendo uma vez... Os Canalhas também envelhecem Boattini!
      Aquele que realmente foi pai pode até se desentender com seu filho, afinal ninguém é perfeito, mas agora com todos? Só quem é obtuso e não quer ver que não percebe que há algo de podre no reino da Dinamarca!
      Graças a Deus a grande maioria são sortudos e podem dizer que tem um pai que é um exemplo de retidão, infelizmente uma minoria tem um arremedo de um pai egoísta e sem compromisso, mas graças a Deus esses são poucos!

      Excluir