sábado, 15 de outubro de 2011

Parabéns Professor by Adriboa



No inicio quando a Adriana viu que seus caminhos a conduziram para essa profissão dita por muitos como Lazareeenta achou que estava sendo alvo de alguma praga divina, mas ao ver-se cercada por tanto carinho e amor incondicional, a Boattini chegou a conclusão que ela foi abençoada por Deus!

Ao longo desse tempo aprendi que ser Professor é...

Ser a personificação da consciência do aluno, é confirmar suas dúvidas, explicar o motivo da sua insatisfação e estimular sua vontade de melhorar sempre. É ensinar estando sempre disposto a aprender por estar seguro do seu conhecimento, é defender seus alunos de sua própria influência.

É ensinar como se realmente não os ensinasse propondo conhecimento que não sabem como se apenas eles o tivessem esquecido. É ensinar a encontrar as respostas dentro de si mesmo sabendo que é indispensável se corrigir quando necessário, mas saber principalmente que não deve se corrigir muito!

O bom Professor transfere o que sabe e aprende o que ensina ao mesmo tempo em que ensina a duvidar daquilo que está ensinando. Ele não é o Mestre que aprendeu a ensinar, mais aquele que ensina a aprender arranjando modos de fazer com que o próprio aluno descubra as respostas.

O Professor ideal é aquele que ensina que aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar o que você sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você e que ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar. Sabendo disso, ninguém, NINGUÉM é tão ignorante que não tenha algo a ensinar ou tão sábio que não tenha algo a aprender!

O verdadeiro Mestre é aquele que sabe que ensinar é aprender duas vezes, é ter sempre a preocupação de ensinar o aluno a aprender a solucionar por si mesmo, por isso, ser Professor é muito mais do que ser “aquele” que corrige provas e dá as notas. 

Não devemos nos frustrar quando não conseguimos realizar o impossível encarando como uma derrota pessoal, nem mesmo quando alguns querem nos fazer acreditar que o material mais barato e disponível no mercado é o Professor!

O Professor ideal é aquele que admite e aceita que nem sempre é possível fazer tudo ou vencer sempre, é saber que não somos culpados pelo fracasso de não conseguir ensinar uma pulga a não pular ou um gato a parar de miar.

Nosso sucesso condiz em conseguir seduzir pessoas inteligentes fazendo elas acreditarem que jamais poderão cair, se afundar ou mesmo sumir. Por mais que tentem... NINGUÉM jamais conseguirá quantificar a importância, a influência ou a relevância de um Professor na vida de um aluno!

Adriana considera ser Professor uma forma de mudar o mundo, sonhar fora da realidade, fazer o impossível ser possível, por isso considero essa a profissão que pode transformar o mundo e a dura realidade.

Quando se ensina a um adulto ensina-se apenas a ele, mas quando a Boattini ensina uma criança TODA a sua família aprende também, porque a criança transforma e transmite tudo o que aprende!

Chego à conclusão que ser Professor é tomar para si a responsabilidade do saber tendo o poder de moldar mentes transformando caráter incutindo perseverança fazendo-os perceber o verdadeiro sentido de solidariedade lhes dando esperança e poder através do conhecimento!

Adriana não tem pretensões de ser a MELHOR professora do mundo, mas ela faz o possível e o impossível para a Professora Boattini ser lembrada como aquela que fez a DIFERENÇA na vida do seus queridos aluninhos!

Feliz Dia do Professor!

4 comentários:

  1. Oi AdriBoa,
    Sempre acompanho suas resenhas quando manda para o grupo e dou muitas risadas.
    Faz um tempinho que sei que vc e prof.
    Euu tbm sou!
    E achei uma graça esse seu texto e tomei a liberdade de de copiar uma parte e colocar no meu blog, tá? Coloquei os devidos créditos tbm.
    Caso nao queira que eu compartilhe me avise que eu removo.
    Se quiser dê uma passadinha por lá ( http://coisasdepro.blogspot.com/ ) para conferir.
    beijos e um ótimo dia de professora para vc.

    ResponderExcluir
  2. Mermãzinha,
    Um beijo carinhoso pelo Dia dos Professores pra vc. Tenho certeza que vc executa seu trabalho com alegria e muita dedicação, da mesma forma que vc faz com suas deliciosas resenhas.

    ResponderExcluir
  3. Kátia... Parabéns à você também pelo nosso dia! Sinto-me enaltecida ao ver você compartilhar minhas sandices, sinta-se a vontade Mina!

    ResponderExcluir
  4. Marilda... A Adriana não faz o que ama mais a Boattini ama o que faz! Descobri que essa é a "minha" fórmula da felicidade Men! Obrigada por tantos elogios!

    ResponderExcluir